Grupo 6 de Astronautas da NASA

Os astronautas em 1967. Em pé: Allen, Henize, England, Holmquest, Musgrave, Lenoir e O'Leary. Sentados: Chapman, Parker, Thornton e Llewellyn.

O Grupo 6 de Astronautas da NASA, também chamado de XS-11 ou Os Onze em Excesso, foi um grupo de astronautas selecionado pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) para integrarem o programa espacial dos Estados Unidos. Foi o sexto grupo de astronautas da NASA e o segundo composto por cientistas, tendo sido anunciado em 4 de agosto de 1967. Os onze eram Joseph Allen, Philip Chapman, Anthony England, Karl Henize, Donald Holmquest, William Lenoir, Anthony Llewellyn, Story Musgrave, Brian O'Leary, Robert Parker e William Thornton.

A NASA tinha estabelecido planos ambiciosos para depois do encerramento do Programa Apollo, com um novo grupo de astronautas-cientistas sendo necessário para complementar o Grupo 5 de pilotos escolhidos em 1966. O processo inicial de seleção foi feito pela Academia Nacional de Ciências, que repassou os candidatos pré-aprovados para a NASA, que selecionou onze. Nesse período, cortes orçamentários no programa espacial começaram a ocorrer e os escolhidos foram avisados que não deveriam esperar poderem ir para o espaço devido a um excesso de astronautas e escassez de missões.

Dos membros do Grupo 6, dois deixaram o programa espacial ainda no treinamento: Llewellyn por motivos pessoais e O'Leary por objeções contra a segurança dos treinamentos de voo. Os restantes, assim que seus treinamentos terminaram, foram designados para posições de apoio nos programas Apollo e Skylab. Chapman e Holmquest acabaram deixando a NASA depois disso pela falta de oportunidades de voo. Daqueles que permaneceram, todos foram para o espaço pelo menos uma vez no Ônibus Espacial, tendo atuado como os primeiros especialistas de missão do programa.


From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy